Como Controlar as Contas de uma Pequena Empresa

Leia abaixo

Como Controlar as Contas de uma Pequena Empresa

O pequeno empresário precisa compreender que o primeiro passo para o bom andamento e crescimento do negócio é estruturar as suas finanças. Mas, como controlar as contas, minimizar riscos e ver o seu sonho prosperar?

Não existe fórmula mágica, mas alguns pontos são cruciais. Comece pelo básico, dedicando tempo para o contas a pagar e receber. Depois avance para uma projeção de seu fluxo de caixa.

Dicas Importantes

Contas a pagar:
  • Registre todas as despesas da empresa, inclusive as que parecem insignificantes. Despesas fixas são mais fáceis de prever, já as variáveis costumam trazer surpresas. Então procure deixar ao menos uns 20% de folga no orçamento para suprir as despesas variáveis, com base no último mês;
  • Procure, na medida do possível, escolher vencimentos para as suas principais contas (fornecedores importantes) longe dos dias de despesas com folha de pagamento e impostos, por exemplo. Isso lhe dá mais autonomia e flexibilidade de caixa.
  • Nunca misture as contas pessoais com as empresariais – Passo fundamental para qualquer negócio prosperar e um dos principais problemas do início empresarial. Estabeleça uma retirada fixa mensal que pode ser um % sobre o faturamento ou sobre o Lucro, dependendo de cada caso.
Contas a receber:
  • Faça o registro de todas as vendas e recebíveis a prazo – É aqui que saberá quanto e quando receberá os pagamentos, permitindo tomar medidas importantes;
  • Cuidado com a tentação de vender muito para um único ou para poucos clientes. Você fica totalmente dependente desse cliente e pode se complicar. Diversifique!
  • Antes de conceder prazos mais longos, procure se certificar de que consegue fazer caixa com este recebível caso necessário; Prazos muito dilatados sacrificam sua capacidade de girar o negócio e impactam inclusive em suas novas vendas para o mesmo cliente, porque você pode ficar muito concentrado. Vender este recebível através de uma cessão de crédito pode ser muito indicado. (Especilidade da Go.Credit ! consulte-nos).
  • Tenha bom relacionamento com todos os clientes – Essa relação é fundamental para garantir o pagamento, confiança e crescimento de grandes parcerias;
Compartilhe:
Cadastre-se